31 de outubro de 2011

É BOM SABER QUE...

De Wikipédia, a enciclopédia livre
Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

História

Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C.
Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.
A partir do século XI, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes viviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.

Fonte

A descrição acima é do artigo Artesanato da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.

3 comentários:

  1. oi, já posso ir receber meu premio (pq tenho certeza que vou ganhar, hahaha!!!)... Muito bom o blog, Josi... e gostei do artesanato... ouvi falar que quanto mais velha a amizade mais barato fica pra nois, é verdade, é? ... :D

    Pedro - Tocador Rainha da Paz...

    ResponderExcluir
  2. HA!!! eu tive realmente que criar minha conta no blog senão num podia deixar recados, haha!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Josiane!

    Li seu recadinho no meu blog e vim agradecer por estar usando um dos meus layouts free. Também vim que você se inscreveu na Galeria de Amigos do Amanda LAyouts, mas não encontrei a postagem do selinho e nem ele na lateral do seu blog. Você poderia me mandar o link da postagem?
    Agradeço de coração.

    Bjsss

    ResponderExcluir

Oi pessoas!!!!
Deixem seus comentários, pois, eles são de extrema importância para o sucesso desse blog! Obrigada por sua visita.
Te espero sempre aqui!
Josy :)